7.11.06

Nietzsche, James Joyce, Sartre...e então.

já são mais de 00h e amanhã eu tenho aula. isso significa que não poderia estar aqui, mas depois de tanto estudar pra prova do Kika, resolvi ficar mais um tempinho e escrever um pouquinho do que aprendi com ele neste semestre. luísa diz que a aula dele é grande sertão:veredas. eu digo que é terapia.

só mais uma observação: quem és tu, carolina?!

===

"A maldição é separar sempre o mundo em dois pólos e querer sempre que a racionalidade se sobreponha à sensibilidade." Nietzsche

É assim que Nietzsche resume a maldição tantas vezes repetida que é a história da humanidade; sempre sobrepondo a razão à sensibilidade. É assim que o racionalismo entra em crise, é por isso, por essa coisa tão bonita, tão simples e tão verdadeira: a sensibilidade.

Depois disso vem a fenomenologia e é daí que surge o conceito de Dasein (o-ser-aí; ir sendo; metamorfose ambulante). Dasein somos nós, usinas de sentidos. Ao longo da nossa vida vamos angariando experiências, estamos construindo o tempo todo. A reconstrução de si para si mesmo = subjetividade = NINGUÉM É TODO MUNDO ESTÁ.

O conceito de imanência, criado pelos gregos na primeira fase do racionalismo, é tido como um dogma após a fenomenologia. Sartre diz que a essência está sendo construída o tempo todo, uma vez que somos dasein, a existência precede a essência. E que, por estarmos sempre construindo, todos merecem uma 2a chance na vida.

Em Ulisses, James Joyce criou um novo tipo literário; a sua narrativa tenta proporcionar à palavra escrita uma experiência que está no mundo interior (FLUXO DE CONSCIÊNCIA). Quando se pensa "O BRANCO" é fluxo de consciência. Joyce obedece a natureza da inteligência humana que é caótica.

===

um gostinho aí para vocês!

3 comentários:

paula r. disse...

apesar de estar apavorada, com medo de dar só fora em frente ao kika hoje na prova oral, eu amo essa matéria. amo mesmo. e amo o kika, claro.

e amo você também, pessoinha linda.

Priscila Basile disse...

ai! que bom!

isso fez até massagem no meu ombro!

Unknown disse...

relaxa. a prova não é tão difícil quanto parece..

mas que bom saber que tem gente que adora tanto essa matéria quanto eu, a ponto de citar isso no blog.. heheh..

beijao.