3.11.06

03.11.2006

Ontem eu fui na mostra Itinerância Videobrasil. Fui com uma idéia de que seria só videoarte sem começo, nem meio e muito menos fim. Mas não, eu chorei. Curtas belíssimos! E, finalmente, descobri Cao Guimarães, o vídeo dele se chama "Concerto para Clorofila" e, como o Edu disse, é um vídeo para ficar contemplando, tem muito a ver com pintura, sem contar na paz que dá.

link: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier019/obras.asp (mas na tela grande do cinema fica muito mais bonito)

Teve também um vídeo com jeitinho de casa de vó, são duas mulheres conversando na cozinha sobre o encontro que elas tiveram, em 1971, com Júlio Cortázar em Paris. (se quiser comer doce e não puder, não assista). Chama-se "Lo Sublime/Banal"

link: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier020/obras.asp

Frederico Lamas, um artista argentino, apresentou um curta muito bonitinho sobre o término de um relacionamento. Fofinho; artesanato digital. Mas ver na telona é muito muito muito melhor, mas compensa! E fique de olho nas frases! Chama-se "Roger".

link: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier016/obras.asp

Daniel Lisboa é um artista baiano e fez um vídeo muito muito muito bom! É uma simulação de um sequestro de um "rico senador baiano". Se chama "O Fim do Homem Cordial".

link: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier017/obras.asp


Ali Cherri é libanês e não é estranho que ele apresente vídeos mais politizados. Esse é maravilhoso, a fala dele é linda e as imagens pertubam. Chama-se "Un Cercle Autour du Soleil".

link: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/site/dossier015/obras.asp


Adams de Carvalho e Olívia Marques são os autores de uma das animações mais legais e mais bem feitas que já vi. O processo de criação deles é igual ao do africano William Kentridge que, ao invés de desenhar página por página pra fazer a animação, ele desenha tudo numa mesma página, mas vai apagando e desenhando. O ruim é que só tem um pedaço desse vídeo. Mas você pode conferir alguns vídeos do Kentridge aqui: http://www.youtube.com/results?search_query=william+kentridge&search=Search

link: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/vbonline/bd/index.asp?cd_entidade=243404&cd_idioma=18531

bom, esses são os melhores.
se quiser saber mais sobre o videobrasil é só acessar: www.videobrasil.org.br

Nenhum comentário: