18.3.09

ceis # 31


CINEMA

Circuitos Compartilhados
Vídeos experimentais e documentários recolhidos de coletivos de arte por todo o país serão exibidos na Sala Humberto Mauro entre 16 e 22 de março. A mostra faz parte do lançamento de uma série de DVDs, que resulta de ampla pesquisa em torno de intervenções que se situam na fronteira entre a arte e o ativismo.
Mais informações no site http://estilingue.sarava.org/moin/CircuitosCompartilhadosEmBh

ARTE

A arte na rua e na net
Oi futuro promove um papo interativo com Warley Bombi, artista plástico e designer (gráfico e de web), no Museu das Telecomunicações no dia 19 de março. Mais informações em www.oifuturo.org.br

Deslocando o olhar
A exposição da artista mineira Flávia Bertinato acontece na Galeria Arlinda Corrêa Lima, no Palácio das Artes até o dia 31 de março. Figuração é uma exposição que articula os processos da formação da memória e lança questionamentos sobre o exercício do olhar, arrancando o cotidiano de seu contexto para vê-lo de um modo renovado.

REDE

Circuito audiovisual
O Guia de Festivais de Cinema e Vídeo Kinoforum conta agora com uma versão na internet. A publicação é como uma importante fonte de consulta sobre as movimentações do audiovisual no Brasil e no exterior (festivais, circuitos de exibição, leis de incentivo etc).

Picturapixel
Para quem se interessa por fotografia, vale conhecer esta revista eletrônica que, além dos comentários do blog e de artigos escritos por profissionais da área, apresenta diversos portfolios de fotografia.

Cia de Foto
Ainda para os amantes da fotografia: Cia de Foto é é o ponto de encontro de três fotógrafos que trabalham produzindo imagens para jornais, revistas e agências de publicidade com uma linguagem inovadora. É possível baixar de graça fotos de seus projetos pessoais postadas no flickr.

EDITAIS

Cajasol
Destinadas a artistas visuais ou coletivos artísticos de qualquer nacionalidade, as bolsas do projeto Cajasol da Espanha têm valor de 25.000 euros para custeio de itens de produção, viagens, alojamento, materiais e serviços. As inscrições vão até 31 de março de 2009.

Rumos
O Rumos Itaú Cultural – um importante edital de incentivo – está com inscrições abertas até dia 29 de maio. Podem se inscrever projetos de Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural. Durante o período de inscrições ocorrerão palestras e debates pelo Brasil que podem ser acompanhadas pelo blog do programa.

Cinema e Meio Ambiente
O 11º FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental abrange produções em longa-metragem, média-metragem, curta-metragem e série televisiva que discutam a temática almbiental. O festival acontece de 16 a 20 de junho na Cidade de Goiás e tem inscrições abertas até o dia 23 de março.

Cenas Curtas
Em formato de mostra, 16 cenas de palco serão apresentadas ao público ao longo de quatro dias no 10º Festival de Cenas Curtas. As incrições para participar do evento vão até o dia 20 de março. Mais informações sobre o Festival, através do site www.galpaocinehorto.com.br

E...

Circuito de arte
O Instituto Inhotim abriga, entre os dias 20 e 21 de março, o seminário "Revisões e propostas: desafios para o circuito de arte brasileiro". O evento tem o intuito de debater as estratégias de inserção internacional da arte contemporânea brasileira.

Direitos Autorais
O especialista em direitos autorais na Internet, Ronaldo Lemos, disponibilizou, para acesso gratuito na internet, seu novo livro “Direito, tecnologia e cultura”. O autor é defensor, no Brasil, do Creative Commons, movimento que defende o uso do copyleft (o oposto do copyright): trata-se da regulação, pelos próprios autores, da forma como a obra deve ser distribuída. O livro pode ser baixado no site do Overmundo: http://www.overmundo.com.br/banco/livro-direito-tecnologia-e-cultura-ronaldo-lemos

Nenhum comentário: